Work
Experience Design in Practice
Experience Design in Practice
Num contexto marcado pela pandemia COVID-19 a nossa relação com os espaços físicos mudou; mas como distinguir os comportamentos permanentes dos temporários de forma a projetar os espaços de trabalho para o futuro?
Num contexto marcado pela pandemia COVID-19 a nossa relação com os espaços físicos mudou; mas como distinguir os comportamentos permanentes dos temporários de forma a projetar os espaços de trabalho para o futuro?
High performance office
Entendimento de como os novos espaços de trabalho se tornam programáveis e complementares às necessidades dos utilizadores, tirando partido da recente e generalizada familiaridade com o digital, agilizando processos e tornando os colaboradores mais eficientes na realização das suas funções.
Criação de espaços de trabalho mais sustentáveis, rentáveis e multifuncionais que promovam novos processos de trabalho e que ofereçam recursos que superem o trabalho remoto.
Ambiente de trabalho flexível
Procurando o equilíbrio entre trabalho remoto e on-site, os novos espaços de trabalho tornam-se mais flexíveis e abertos às mudanças, promovendo novas dinâmicas laborais.
Assim, incentivam a participação dos colaboradores e tornam-se participantes quando estimulam novos comportamentos e atividades dentro da organização.
Promoção do bem-estar
Com o afastamento dos colaboradores dos espaços físicos de trabalho – que são os principais vetores de comunicação da cultura da organização – surge a necessidade das organizações em reforçar o sentimento de pertença dos seus colaboradores em situação de distanciamento, o que implica repensar a comunicação que deve agora ser aberta à participação.
Desta forma, os novos espaços de trabalho respondem de forma efetiva às necessidades e motivações dos colaboradores e da organização.
Para quem:
Até 20 participantes, líderes de equipas, decisores e profissionais interessados em impactar as suas organizações positivamente.
Como e quando:
- De 22 a 26 de fevereiro de 2021
- 5 sessões online ao vivo de 02:30h
- Acompanhamento online permanente
- Grupo permanente de partilha de insights e findings durante durante os 5 dias do curso
Custo de inscrição:
349,00€*
249,00€* para participantes independentes
*IVA incl.
Ferramentas
Plataforma de videoconferência para as sessões online.
Plataforma de videoconferência para as sessões online.
Plataforma de videoconferência para as sessões online.
*Antes da data de início do curso será disponibilizado todo o apoio para download e configuração das ferramentas.
Sessão 1
Identificação e definição dos principais desafios das organizações no contexto atual.
Ideação de soluções que respondam às expectativas das organizações e dos seus colaboradores.
Sessão 2
Ideação de soluções tendo em conta a importância do espaço físico na Era digital e construção de comportamentos através de espaços participantes.
Sessão 3
Avaliação das soluções ideadas e definição de um plano de ação.
Plano de gestão de mudança como ferramenta de preparação para a implementação de novos processos de trabalho e promoção de comportamentos.
Sessão 4
O espaço físico na construção de novas dinâmicas de trabalho e a importância de testes de relevância como ferramenta de co-criação com os colaboradores.
Sessão 5
Iteração de soluções ideadas e definição de critérios de sucesso para avaliação em fase de implementação.
O que esperar deste curso:
Este é um curso prático que tem como objetivo dar a testar/experimentar ferramentas através de exercícios de co-criação e partilha de resultados. Todos os desafios deste curso são desenvolvidos para facilitar a aplicação destas ferramentas em projetos internos das organizações.
Durante as sessões são criados momentos de reflexão e partilha em grupo bem como momentos de inspiração (flash talks) com exemplos práticos de aplicação das ferramentas em diferentes desafios.
Este curso promove a partilha de conhecimento e a co-criação entre todos os participantes durante as sessões e através de chat online que faz o acompanhamento permanente.
Principais ferramentas disponibilizadas:
- Ferramentas de recolha de informação e clusterização;
- Facilitação de ideação e co-criação a aplicar dentro das organizações;
- Frameworks de avaliação de soluções e definição de critérios de sucesso;
- Elaboração de plano de ação;
- Aplicação de testes de relevância;
- Ferramentas para interação de soluções;